PLANO ODONTOLÓGICO X SUS 

 

 

Todo mundo quer garantir a segurança da sua saúde, não é mesmo? Com a saúde bucal não é diferente: todo mundo sabe o quanto uma dor de dente incomoda, por exemplo. Imagina então você e seus dependentes ou colaboradores passando por esse martírio enorme, tendo que resolver esse problemão em um posto de saúde público. Já pensou?

 

Neste artigo, eu vou te mostrar como funciona o tratamento dentário no SUS. Quando terminar, você vai ver como vale a pena você pensar em contratar um plano odontológico.

 

Acompanha só!

 

O QUE É , E PARA QUE SERVE O SUS ?

O Sistema Único de Saúde, popularmente conhecido como SUS, foi criado em 1988. Ou seja, há exatos 30 anos. Obedecendo uma cláusula importante na então nova Constituição Brasileira, a rede de atendimento médico-hospitalar gratuita foi uma excelente inovação, não só na história do país como da América Latina.

 

Juntamente com a criação do SUS, um problema surgiu: como suprir a demanda? Milhões de brasileiros passaram a utilizar os serviços de graça! Entretanto, com tanta gente acessando os pronto-socorros e hospitais, rapidamente a infra-estrutura começou a falhar, e não passou a dar conta do recado.

 

Dessa forma, aos poucos o SUS foi sendo sucateado.

plano odontológico empresarial

E se tudo isso foi dito sobre o atendimento considerado prioritário, imagina então o odontológico. Até hoje o sistema que cuida do sorriso da população possui enormes problemas.

 

Você acha que não precisa? Então continue lendo para descobrir que você precisa muito mais do que você imagina…

 

A falta que um dentista faz

 

Há pouquíssimo atendimento odontológico na rede pública. Sendo ineficaz desde o começo, em 1994 houve a criação de um programa chamado Saúde da Família. Esse serviço era voltado para a melhoria da saúde dos brasileiros, e incluía a atenção às questões odontológicas.

 

Posteriormente, o governo percebeu que o sistema continuou falho. Muito disso ocorreu por conta da falta de profissionais para atender a enorme quantidade de gente que precisava de assistência. Afinal, passaram anos sem qualquer atendimento do tipo. Foi nesse momento em que os planos da chamada “saúde complementar” começaram a ganhar espaço.

 

Imediatamente percebeu-se que onde SUS estava falhando, os planos odontológicos passaram a ser reconhecidos. Era a solução para quem procurava esse atendimento. Nos poucos postos públicos que davam auxílio para a saúde bucal, a fila era gigantesca. Era impraticável.

 

E qual é a melhor opção para resolver esse problema? Eu tenho certeza que já deve ter passado muita coisa na sua cabeça agora. Mas você precisa saber que há solução.

plano odontologico empresarial porto

A SAÚDE COMO NECESSIDADE

 

É comum pensar na saúde odontológica como algo que não tem tanta importância. Costuma-se pensar que não é uma necessidade, priorizando o plano de saúde médico-hospitalar. Quem pensa dessa forma, pensa errado. Muito errado.

 

Juntamente com a comparação de oferta de atendimento odontológico pelo SUS e pelos planos de saúde complementar, veio a constatação de que esse é um serviço essencial tanto para o bem-estar quanto para a saúde em geral de uma pessoa. Explico.

 

Problemas como a cárie dentária, halitose ou gengivite causam sérios danos ao corpo de uma pessoa. Fora isso, a questão do bem-estar se destaca, pois quem possui dentes danificados sente-se geralmente com a autoestima baixíssima. O velho clichê que diz que o “sorriso é essencial” é uma realidade.

 

Quem procura esse tipo de atendimento no SUS acaba se frustrando. O sistema público trata, na maioria das vezes, do básico: retirada de dentes já apodrecidos pela falta de cuidado e uma atenção superficial a problemas mais sérios como os que já citamos aqui.

 

Você ainda acha que o plano de saúde público dá conta?

 

O PLANO ODONTOLÓGICO E O CUSTO-BENEFICIO

plano-odontologico-empresarial

Enfim, como demonstrado neste artigo, o SUS como está é inviável para tratamento odontológico. Se para os cuidados básicos para a saúde do público já é complicado, para tratamento bucal é praticamente inviável. Por mais que seja uma excelente ideia dar atendimento gratuito aos brasileiros, por conta de políticas atrasadas o Sistema Único de Saúde está defasado há muitos anos.

 

A melhor opção para quem quer cuidar não só do seu sorriso no sentido cosmético, mas também para o tratamento de problemas sérios nesse sentido, é a contratar um plano especializado em tratamento odontológico.

 

Dessa forma, você que possui CNPJ pode contratar o melhor serviço não só para você, mas para todos de sua família e de sua empresa ! A Ssanservice é especialista e pode te ajudar nesse assunto tão importante! Preencha com suas informações logo abaixo e solicite o atendimento de um profissional qualificado que irá te guiar na melhor escolha para você, sua família, e sua Empresa.

 

Nome (*)

Email (*)

Telefone

Mensagem